segunda-feira, junho 15, 2009

Violência/Tortura na BD (III) - Autora: Ulli Lust


Pormenor do lento esquartejamento do guarda Karl, personagem da obra gráfica abaixo mencionada



Pranchas 7ª, 8ª e 9ª (três últimas) da obra The Battalion of the Virgin Mary, de um total de 9 pranchas, da autoria de Ulli Lust (ou Ullilust)
in fanzine Gambuzine nº 1 (2ª série)

Nota: algumas pranchas de autores portugueses, reproduzidas neste fanzine, podem ser vistas no blogue Fanzines de Banda Desenhada, no endereço

http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com/

O episódio narrado, malgrado ser apresentado como mero pesadelo, tem intensa força dramática, e constitui uma representação visual de algo que está a acontecer na realidade no Uganda.


Como comenta Ulli Lust (Áustria, 1967) nesta crónica desenhada, concebida em 2007, "de 1986 até 2005, o movimento dos rebeldes ugandianos LRA raptou 30.000 crianças para os transformar em soldados (...)".

As técnicas usadas para empedernir as crianças são descritas aqui no "pesadelo", em que uma delas se vê obrigada a atirar ao ar a cabeça da sua amiga, e a disparar sobre a própria mãe e, mais tarde, a comer as partes do corpo do guarda Karl.

A intensidade dramática é exacerbada com o visionamento da cena de suplício do guarda, esquartejado a pouco e pouco - por ter sido acusado de conivência na fuga das crianças que estavam aprisionadas e que teriam de dormir ao relento, sem qualquer agasalho, por mínimo que fosse.

São essas cenas - a da tortura do guarda e a de canibalismo a que a criança é forçada - que aqui se reproduz no topo do "post", excerto de uma pequena obra que prova quanto a banda desenhada pode atingir elevados níveis estéticos e de conteúdo, neste caso de denúncia da violência.
..............................................................................................
Índice remissivo para os "posts" anteriores nas datas abaixo indicadas, cuja forma mais expedita de os ver é simplesmente clicar no item Estética e Convenções Gráficas da BD indicado em rodapé (onde estão incluídas mais três subtemas, "Tortura na BD" ,"Violência na BD" e "Zoom"), todos visíveis através desse simples clic.
(XII) - Carlos Pacheco e Jesus Merino
2008 - Daqui para cima

(XI) Ag.10 - Reg Perrott
(X) Abr. 20 - Frank Miller e Lynn Varley
(IX) Fev. 25 - Kája Saudek
2007 Daqui para cima

(VIII) Agosto 27 - Bill Watterson
(VII) Jun.11 - Joe Sacco
(VI) Maio 13 - Victor Mesquita
(V) Maio 9 - Moebius
(IV) Maio 7 - Rui Lacas
(III) Abr.11 - Gibrat
(II) Abril 11 - Gibrat
(I) Março 17 - Autores: Phil Gimenez e Andy Lanning
2006 Daqui para cima -Tema: Picado e Contrapicado
-------------------------------------

(I) Maio 28 - Jim Lee
2008 Daqui para cima - Tema: Violência
-------------------------------------
(I) Jan. 18 - Joe Quesada
2008 Daqui para cima - Tema: Zoom
--------------------------------------

7 comentários:

Silvares disse...

Meu caro Geraldes Lino, peço desculpa por fazer esta pergunta aqui, num espaço de comentário, mas não tenho outra forma de a colocar. É o seguinte, poderia informar-me sobre o tema do próximo festival de BD da Amadora? É que a minha filha já participou na edição anterior e gostaria de conhecer o tema para poder fazer a sua BD para participar na próxima edição. Não consegui encontrar esta informação em nenhum lugar da NEt. Caso me possa informar agradecia que enviasse um e-mail para ruisilvares@hotmail.com

Espero não estar a abusar (estou certo que não) ao pedir-lhe esta informação. Tenho a impressão de que deveria haver mais "largueza" da organização na divulgação deste evento. Agradecendo antecipadamente a sua resposta

Rui Silvares

teresa disse...

tenho-te raiva por teres pilhado todas as bds completas dos portugueses para o teu blog( ora foooooooo quem quiser ler que compre o gambuzine )juro que se o voltares a fazer vais ver o monstro em mim ...mas estás perdoado porque me arranjaste 6 novos gambuzinadores (é obra)
não é autor é autora :a ulli lust
(chega de machismos linguistícos)
ias gostar do trabalho dela quase todo virado para eros e afrodite ...
o schmiko foi meu "aluno" clonou uns tiques meus irritantes no seu trabalho ...
e parabéns pela tua homenagem em beja sei que gostas dessas coisas como um peixinho de camarões
fica bem

Geraldes Lino disse...

As bedês dos 3 autores portugueses não ficaram reproduzidas na totalidade. De qq maneira, quem viu as bandas desenhadas no meu blogue (apenas uma ínfima parte, dos autores que colaboraram no teu zine, já o disse aqui, e repito), além de serem apenas as dos portugueses, os interessados não perdem o interesse em comprar o fanzine de papel. E os gajos mais novos, aquela franja já numerosa de viciados apenas na net, mesmo que eu só tivesse reproduzido duas ou três pranchas, tb não iam à procura do teu fanzine para o comprar, tira o cavalo da chuva.
Fico contente por ter atraído 6 "gambuzinadores" 6, para te comprarem o Gambuzine. Afinal, se calhar o facto de lhes ter mostrado extensamente a qualidade das 3 bedês dos 3 portugueses (há tb uma autora que és tu, mas que queres, a língua portuguesa é machista, tás foooo...), foi uma espécie de "teaser" que funcionou melhor do que se eu apenas me tivesse estendido em elocubrações críticas acerca da bondade dessas bandas desenhadas, e só tivesse mostrado uma ou duas pranchas.
Quanto à Ulli Lust, nos teus textos no Gambuzine não consegui perceber se se tratava de autor ou autora, mas, como sabes (já nos conhecemos há uns anos), eu sou um bocado tapado, como se diz agora, um "ganda" "monga".
Comovi-me, é verdade, com a homenagem engendrada pelo Paulo Monteiro, "deus ex macchina" do Festival de Beja. Seria hipócrita se dissesse que me tinha ficado indiferente naquele momento (ainda por cima sem ter sido avisado), acho que apenas fingem que não ligam ao reconhecimento público os falsos modestos (ok, há tb os/as bichos/as de mato), e, se há coisa que eu detesto é a falsa modéstia (especialidade muito cultivada pela religião judaico-cristã, apesar da vaidade nas vestes e adereços com que se apresentam os Papas e respectivos acólitos), falsa modéstia que, em última análise, é uma forma hipócrita de vaidade.
Quanto ao monstro que há em ti, sei do que estás a falar: tipo aquela cena no Bairro Alto em que deste um chuto nos testículos do responsável da loja que não te quis dar o guito da venda dos gambuzines.

Geraldes Lino disse...

Viva Silvares, há anos que não sabia nada de si.
Lamento, mas tb ainda não sei qual irá ser o tema do FIBDA nem tão pouco o do concurso de BD.
Mas aqui lhe deixo contactos para o CNBDI (José Eduardo e Eduardo Conceição são as pessoas mais acessíveis, o Nelson Dona, director do festival, é mais difícil que o Papa :-) : tlf 214998910 - email: amadorabd@amadorabd.com
Abraço.

teresa disse...

generaldes lino não queres fazer um fanzine mega anti religioso? para distribuir a porta das igrejas erestantes templos? mas mesmo contra todas as religioes sem dó nem piedade incluindo esses freakzinhos esotéricos que confundem conhecimento com crença?
eu alinhava

Geraldes Lino disse...

13A
Um fanzine anti-religioso, dizes tu? Mas mesmo contra todas as religiões, obviamente, adorem elas Deus ou Alá ou Jeová, ou outro qualquer heterónimo dessa personagem imaginária criada pelos homens primitivos, que precisavam de acreditar num ser com todos os poderes (o primeiro super-ser) que os livrasse do medo dos trovões, dos raios, e dos tremores de terra.
É um projecto interessante. Alguns dos teus amigos autores alemães são capazes de ter algumas bedês que se encaixem nesse tema, porque não estou a ver nenhum português (nem tu, já percebi, apesar do teu espírito truculento) a glosar em BD esse tema fracturante. Isso pq
o medo da inquisição ficou bem entranhada nos espíritos, apesar da passagem dos séculos.

teresa disse...

oh, há muitos portugueses anti religiosos ,eu conheço n , mas não desenham infelizmente ,não viste aquele belo filme feito a partir de josé cardoso pires "o evangelho segundo salomé"? explica o milagre de fátima (ih ih ih )
a fé move montanhas e eu não sou tão anti fé como tu pensas ,e até entendo que a religião dê conforto espiritual mas não gosto dos dogmas e da "explicação instantânea da vida " aberrações como o criacionismo ...tanto quando sabemos nenhum profeta escreveu livros mas eles apareceram ...acho que sim que vais encontrar na tertulia muita gente disposta a isso , machado dias por exemplo,alvaro,rechena,toonman... só para começar.. acho que todos eles devem ter algo sobre o assunto ...
vamos a isso?